Home / Aprendendo com as falhas / A próxima startup de um bilhão de dólares
The Next Billion Dollar Startup

A próxima startup de um bilhão de dólares

Uma nova geração de empreendedores está criando uma revolução tecnológica, a passos largos, como nunca vimos antes, desenvolvendo produtos e serviços inovadores que potencializam o negócio de seus clientes e transformam a vida de seus usuários, despertando o fascínio e acumulando seguidores por todo o globo. A extrema capacidade para sonhar, executar e correr riscos, são características marcantes dessa nova geração, capaz de formar equipes fantásticas, que vão além, gerando alto valor para clientes, investidores, parceiros, colaboradores e sociedade, para assim, criar startups globais de sucesso duradouro.

Por gerações, temos visto empreendedores e startups brilhantes, mas nada se compara a era da hiperconectividade global e das redes sociais, que aliada a velocidade da evolução e transformação da tecnologia, dos modelos de negócios e dos clientes nos últimos anos, tem tornado os mercados mais dinâmicos e competitivos. Esse cenário aumenta os desafios para empreender, mas também cria novas necessidades ainda não exploradas e problemas não solucionados, gerando oportunidades para desenvolver novos negócios.

Nos últimos anos, startups de investimento privado como Uber, Xiaomi, Airbnb, Pinterest, Dropbox, Spotify, BlaBlaCar, Delivery Hero, Snapchat, Shazam, Decolar, Evernote, entre outros, alcançaram avaliações bilionárias. Essas startups possuem características marcantes. Apresentam capacidade de crescimento global acelerado, empreendedores formados em universidades de ponta, alta geração de valor para seus investidores, contratação e desenvolvimento de times talentosos, cultura de alta performance, evolução contínua do produto e serviço focado no cliente, fundamentados em soluções e modelos de negócio disruptivos. Devido a sua raridade essas startups bilionárias também são conhecidas como “unicórnio”.

De fato a educação empreendedora dos co-fundadores também é uma das principais características que diferencia as startups de sucesso, onde essa contribui na formação de uma base sólida de conhecimento e prática, para o desenvolvimento de negócios. Stanford, Harvard, UC Berkley e MIT continuam sendo as universidades que mais tem formato empreendedores de sucesso, sendo esses responsáveis por alto volume de capital levantado, para a criação e aceleração das startups bilionárias.

Não restrito apenas a universidades de ponta, aprender rápido com erros e acertos, também é uma característica marcante. Não é raro que empreendedores de sucesso, não tenham conseguido ser bem sucedidos nas suas primeiras startups ou logo no seu primeiro modelo de negócio. Nesse contexto impera a máxima, erre rápido e aprenda mais rápido ainda. Ao redor do mundo, uma legião de jovens empreendedores, partencentes a geração do milênio e nascidos na era digital, vem criando startups, correndo riscos e acelerando o aprendizado com erros e acertos, fascinados pelo seu sonho e propósito.

Outra característica importante para o sucesso é o ecosistema em que a startup está inserido e aos quais está conectada. O surgimento de novos ecosistemas é um fenômeno global, que diferencia uma região, com universidades, empreendedores, mentores, investidores, aceleradoras, apoio governamental, excelência tecnológica, entre outros fatores, que potencializam a jornada empreendedora e criam condições favoráveis para o desenvolvimento e tração dos negócios. Atualmente, o surgimento de startups bilionárias, não é mais uma exclusividade do Vale do Silício, Nova Iorque, Los Angeles e Boston. Ecosistemas em evolução, com interconexões globais com outros ecosistemas de startup, tem mostrado alta capacidade para desenvolver startups bilionárias. É o caso das cidades de Tel Aviv, Londres, Berlim, Singapura, Paris, Beijing, Shanghai, Bangalore, Mumbai e Stockholm.

Países como Brasil, Rússia, Portugal, Espanha, entre outros, estão em processo acelerado de evolução dos ecosistemas. Liderados por jovens empreendedores brilhantes, empreendedores experientes e investidores talentosos, possuem startups potencialmente avaliadas a tornar-se “unicórnio” e uma excelente perspectiva para o futuro do empreendedorismo.

Por todo o mundo, as startups também tem se tornado um veículo de transformação social e econômica, gerando novos empregos e oportunidade de evolução de carreira para milhares de pessoas. Não restrito a geração de empregos, empreendedores de sucesso também tem suportado o seu ecosistema de startups com lições aprendidas, mentoração e investimento, além de estimular o engajamento social com a comunidade.

Em 2001, lancei com mais 3 amigos, uma startup chamada Weblogger Brasil, o primeiro serviço brasileiro e gratuito, para a criação e hospedagem de blogs na internet. Foi uma experiência incrível. Com investimento próprio, conseguimos atingir 1.5 milhões de usuários e dedicar tempo integral ao negócio, inovando e aprendendo a cada dia, fazendo o que mais amávamos. Contudo, a falta de acesso a informação sobre modelos de negócio, boas práticas, métodos e lições aprendidas, para tomada de decisões com qualidade, nos deixou em condição desfavorável no mercado, resultando na perda de competitividade. Assim, em 2008, com apenas 5 mil usuários ativos e nenhuma rentabilidade, decidimos encerrar a operação. Foi uma jornada muito vibrante, que agregou muito conhecimento e experiência ao time.

No mesmo ano, conseguimos fazer a saída para investidores de outra startup chamada eForcis.com. Uma solução online para envio e gerenciamento de campanhas de e-mail marketing, e que foi uma startup emergente das tecnologias desenvolvidas na startup Weblogger Brasil.

A experiência de sucesso e falha, assim como a paixão por empreender, despertou em mim o desejo de estudar os ecosistemas, empreendedores, investidores, modelos de negócio e startups, para assim, entender as características que diferenciam as startups de sucesso e transformar as lições aprendidas em estudos de caso. Sabemos que a maioria das startups não atingem o sucesso esperado e que não há uma receita mágica ou um modelo padrão, para criar startups de sucesso. Aprender com estudos de caso, agrega experiência conceitual e prática, para construção da visão futura e tomadas de decisão com mais qualidade.

Dessa forma, espero contribuir com a jornada, não só de empreendedores, mas também inovadores, inventores, apaixonados pela economia criativa e profissionais que trabalham no desenvolvimento de produtos, serviços e modelos de negócios, para a construção de negócios globais de sucesso duradouro que encantam clientes.

Veja Também

Business Model

Um plano e modelo de negócio simples, flexível a adaptável

Uma startup nasce a partir de uma ideia de solução para um problema ou para …

Adicionar um comentário

Este e-mail já foi cadastrado. Usa forma de entrada ou introduze outro.

Digitou login ou senha incorreta

Desculpe, para comentar precisa de entrar no site.