Home / Organizando a idéia e tirando do papel / Como Nick Swinmurn tirou a idéia do papel e criou a startup Zappos.com
Site antigo da Zappos.com  do Archive.org
Site antigo da Zappos.com do Archive.org

Como Nick Swinmurn tirou a idéia do papel e criou a startup Zappos.com

Fundada por Nick Swinmurn em junho de 1999 e inicialmente chamada de ShoeSite.com, a startup Zappos.com, tornou-se uma das maiores varejistas online, do setor de calçados, alcançando em 2008, $1 bilhão de dólares em vendas anuais. Em 2009, a Zapppos.com foi comprada pela Amazon, em uma transação que ultrapassou $1 bilhão de dolares.

Tudo começou quando Swinmurn tentou comprar um par de Airwalks bege, no shopping mais próximo, mas não encontrou. Acabou identificando uma oportunidade, o mercado de calçados. Um mercado com potencial de $ 40 bilhões de dólares, dos quais, 5% das vendas eram realizadas por catálogos em papel, através de correspondências.  Com o problema mapeado e um mercado promissor, teve a idéia de criar uma loja na internet para vender calçados.

Em 1999, vender sapatos pela internet, não era algo convencional como nos dias de hoje. Swinmurn precisava testar as hipóteses da sua idéia, então, criou um website e começou a publicar fotos autorizadas de sapatos, tiradas em lojas próximas, assim ele conseguiria medir a demanda. A cada compra pelo website, ele ia na loja física, comprava o sapato e realizava a entrega. Com baixo custo, principalmente sem investimentos em infra-estrutura e estoque, ele conseguiu tirar a idéia do papel e avaliar a aceitação do mercado, enquanto desenvolvia seu produto baseado no feedback dos primeiros clientes.

A técnica é conhecida como “Mágico de Oz” ou “Flinstoning”. Na ótica do cliente o produto parece estar 100% funcional e pronto, mas por trás, existem processos manuais para assegurar a entrega da cadeia de valor do negócio. Essa técnica permite uma grande interação com o cliente, com baixo custo e pequena escala, em uma fase muito importante do negócio, quando o produto está em desenvolvimento, o mercado ainda sendo compreendido e um grande aprendizado é necessário para testar as hipóteses.

Conheça um pouco mais dessa história: #5 – Wizard of Oz testing – Zappos case – The Lean Playbook.

Veja Também

Trasnformar um idéia em uma oportunidade de negócio

Transformar uma ideia em uma oportunidade de negócio no momento certo para o mercado

A idealização de uma solução é um momento cercado de muito entusiasmo e excitação do …

Adicionar um comentário

Este e-mail já foi cadastrado. Usa forma de entrada ou introduze outro.

Digitou login ou senha incorreta

Desculpe, para comentar precisa de entrar no site.