Home / Planos e modelos de negócio / O “Uber`s surge pricing” como parte do modelo de negócio
Uber`s Surge Pricing - Modelo de Negócio
Uber`s Surge Pricing - Modelo de Negócio

O “Uber`s surge pricing” como parte do modelo de negócio

O “Uber’s surge pricing” é um componente do modelo de negócio do Uber, que cria o equilíbrio entre a oferta e a procura. Basicamente, o componente possui um algorítimo que aumenta o preço da tafira da corrida, em regiões onde a procura por motoristas está elevada. Considerando que o mercado de transporte de passageiros possui alta flutuação, com procura e oferta variável, o Uber também encontrou nesse componente, a oportunidade de incentivar os motoristas parceiros com melhores ganhos.

Ao abrir o aplicativo para solicitar um motorista, o ícone do “surge price” aparece para o cliente ao lado dos produtos (uberX, UberBLACK, etc.). O cliente decide se deseja ou não continuar com a solicitação de um motorista, a um preço maior.

Como  o componente afeta o modelo de negócio

  • Motoristas que estão em regiões próximas e com menos demanda, identificam a oportunidade de maior ganho e migram para as regiões com mais demanda, recebendo mais pelo serviço, porém balanceando progressivamente a oferta de mais motoristas disponíveis na região.
  • Clientes que podem esperar e não desejam pagar um valor maior, tem a opção de não solicitar o motorista e aguardar a queda de preço. O que reduzirá a procura por motoristas, contribuindo para o equilíbrio da região.
  • Para os clientes que realmente necessitam do motorista, é exibido o preço e o cliente é perguntado se deseja continuar com a solicitação, mesmo estando com preço elevado. Nesse ponto há probabilidade do Uber aumentar sua receita nessa região, durante o aumento dos preços.

Segundo o Uber, esse componente assegura uma das propostas de valor mais importante do serviço: clicar no botão e receber um motorista em minutos, mesmo nos dias mais movimentados de uma determinada região. O Uber ainda afirma que, sem o “Surge Pricing”, o Uber realmente não é o Uber.

Veja o estudo completo no blog do Uber: The Effects of Uber’s Surge Pricing.

Veja Também

Business Model

Um plano e modelo de negócio simples, flexível a adaptável

Uma startup nasce a partir de uma ideia de solução para um problema ou para …

Adicionar um comentário

Este e-mail já foi cadastrado. Usa forma de entrada ou introduze outro.

Digitou login ou senha incorreta

Desculpe, para comentar precisa de entrar no site.