Home / Organizando a idéia e tirando do papel / O MVP que originou a startup bilionária Airbnb
Créditos da Imagem: Techcrunch.com website
Créditos da Imagem: Techcrunch.com website

O MVP que originou a startup bilionária Airbnb

Fundado em agosto de 2008, a startup Airbnb é hoje a maior plataforma para busca de hospedagem da internet. Avaliado em $25.5 bilhões de dolares, com 60 milhões de usuários, presente em 190 países e 34 mil cidades, a plataforma se destaca pela credibilidade de sua comunidade e a oportunidade de locação de quartos e imóveis, com preços competitivos.

Em 2007, Brian Chesky and Joe Gebbia estavam com dificuldades para pagar o aluguel do seu apartamento em São Francisco, decidiram então empreender. Durante a conferência industrial de design, eles decidiram transformar o quarto de seu apartamento em um espaço para hospedagem, ofertando para os conferencistas, que não conseguiram um hotel na região devido ao mercado estar saturado, um colchão de ar, café da manhã e uma oportunidade única para network de negócios,

O MVP (minimum viable product ) ou produto mínimo viável, é definido como o menor conjunto de funcionalidades de um produto, ao qual gere valor para o cliente final e permita testar as hipóteses do negócio, reduzindo assim custos desnecessários de desenvolvimento de produto, riscos de incerteza sobre as hipóteses da idéa de negócio e acelere o aprendizado de forma incremental e contínua.

Para o MVP, Brian e Joe, tiraram fotografias das acomodações do seu apartamento e criaram um website simples, exibindo os 3 colchões de ar e prometendo um café da manhã feito em casa, a um pagamento de $80 dolares por hóspede. Conseguiram 3 hóspedes e após o primeiro final de semana, começaram a receber e-mails, com solicitações de informação, de quando o website estaria disponível para destinos como Buenos Aires, Londres e Japão.

Com um mercado de 1.9 bilhões de reservas de viagens, sendo $532 milhões de dólares o orçamento para reservas online, identificaram uma grande oportunidade e um nicho de mercado promissor e pouco concorrido.

Em fevereiro de 2008, Nathan Blecharczyk, um arquiteto técnico, se juntou a Brian e Joe como co-fundador. Começaram então o desenvolvimento e a busca por investimento, para assim evoluir a plataforma e ganhar tração incial do modelo de negócio.

Conheça o Pitch Deck do AirBnb na busca por investimento: AirBnB Pitch Deck.

Veja Também

Trasnformar um idéia em uma oportunidade de negócio

Transformar uma ideia em uma oportunidade de negócio no momento certo para o mercado

A idealização de uma solução é um momento cercado de muito entusiasmo e excitação do …

Adicionar um comentário

Este e-mail já foi cadastrado. Usa forma de entrada ou introduze outro.

Digitou login ou senha incorreta

Desculpe, para comentar precisa de entrar no site.