Home / Desenvolvendo produtos e serviços / A co-criação como uma das estratégias para acelerar a evolução da plataforma no Stayfilm
Stayfilm

A co-criação como uma das estratégias para acelerar a evolução da plataforma no Stayfilm

Com o objetivo de revolucionar o mercado global de vídeos online, Leandro, Daniel e Douglas Almeida, fundaram em 2012 o StayFilm, uma rede social que permite a qualquer pessoa produzir e compartilhar filmes, com alta qualidade de imagem e som, a partir de fotos postadas nas redes sociais e compartilhadas na plataforma. Formados em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhenbi Morumbi, e com mais de 10 anos de experiência no setor de Publicidade e Propaganda, os amigos tem o objetivo de construir um negócio global que impacte as pessoas, mostre a competência do empreendedorismo de impacto brasileiro e seja um incentivo para muitos empreendedores.

Em 2014 lançaram a plataforma móvel na Web Summit, a maior conferência de tecnologia e inovação da Europa realizada na Irlanda. Em 2015 foram convidados pelo Facebook a integrar com a plataforma Facebook Messager, sendo a única startup da américa latina. Eventos que aceleraram o negócio, antecipando algumas etapas do planejamento de longo prazo.

Receberam até o momento R$ 5 milhões em investimento anjo, que suportou alcançar 900 mil usuários em 160 países, aos quais esses já produziram mais de 1.8 milhões filmes. Estão a passos largos na execução da estratégia de globalização, sendo recentemente aprovados em um programa global de empreendedorismo no Reino Unido e abrindo um novo escritório em Londres.

Grandes parceiros e clientes estão integrando sua comunidade com a plataforma, entre eles a Revistas Pequenas Empresas e Grandes Negócios, Revista Glamour, Sport Club Corinthians Paulista, Disney e Chelsea Football Club.

Aplicar um modelo de co-criação, desenvolvendo uma comunidade de apoiadores “outsiders”, que contribuem com feedbacks, sugestões de melhorias, testes, codificação e design gráfico é uma das estratégias para alavancar a plataforma, evoluir a equipe e contribuir com o desenvolvimento de pessoas interessadas em aprender com a evolução da startup e com o time do Stayfilm. Criada a pouco mais de um ano, a comunidade Helpers, recebe continuamente desafios e workshops através de e-mails e whatsapp, e já tem um primeiro colaborador contratado.

Para Daniel Almeida, a comunidade Helpers é uma forma que o Stayfilm possui de retribuir para a sociedade os conhecimentos e experiências conquistados na jornada, que também ajuda a evoluir a plataforma. Outro ponto é que quando amigos empreendedores solicitam recomendações de profissionais para cargos em outros startups, os colaboradoras que se destacam na comunidade são indicados.

O desenvolvimento de comunidades, não apenas de usuários ou clientes, mas também colaboradores da plataforma em formado de co-criação, é uma prática amplamente utilizada por startups de crescimento acelerado como Uber, AirBnB, Slack, Snapchat, entre outras.

 

Veja Também

Trasnformar um idéia em uma oportunidade de negócio

Transformar uma ideia em uma oportunidade de negócio no momento certo para o mercado

A idealização de uma solução é um momento cercado de muito entusiasmo e excitação do …

Adicionar um comentário

Este e-mail já foi cadastrado. Usa forma de entrada ou introduze outro.

Digitou login ou senha incorreta

Desculpe, para comentar precisa de entrar no site.